16 de dez. de 2013

Quem é Elaine Pérola Negra? [Biografia]

Pour lire en français, cliquez ici 
To read in english, click here

Meu nome é Elaine Pereira da Silva, nasci em 1963, na cidade de São Paulo, sou negra. Minha mãe, falecida em 1989, era empregada doméstica. Meu pai, pedreiro, faleceu em 2005. Desde os dez anos, a despeito da pobreza vigente, sonhava ser médica. Minha mãe sempre me incentivava a estudar.

Trabalhei desde catorze anos e, ao terminar o 2º grau, percebi que os sonhos não são passaporte para entrar na escola de medicina. Tentei me conformar, cursando Biologia e formei-me em 1985. O desejo de ser médica, porém, continuou. Uma das frases que norteia minha vida é este fragmento da música “Clube da Esquina nº 2”, de Lô Borges: “Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos e sonhos não envelhecem”.

Após terminar o curso de biologia, fui lecionar à noite e fazer cursinho pré-vestibular pela manhã. Fiz seis meses, em 1986, e não entrei na medicina. No ano seguinte, fiz um ano inteiro e, ao final, fui aprovada em duas faculdades particulares: Puc – SP e Puccamp. Para me matricular, somente na primeira, precisei vender um carro antigo, que comprara com o salário de professora. O dinheiro acabou e, doze dias depois, fui obrigada a trancar a matrícula e voltar para o cursinho. Após novo ano inteiro de cursinho, fui aprovada na Santa Casa, na Unesp e na Unicamp, onde eu tanto sonhava.

A partir daí, parei de lecionar e comecei a realizar meu sonho: cursar medicina. Era, então, o ano da graça de 1989. Morando gratuitamente na Moradia dos Estudantes da Unicamp, e com uma pequena bolsa do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), fui estudando com afinco. Estava no 5º ano do curso em 1993 quando fui internada na UTI da Unicamp.

Lá fiquei quatro dias em coma, entubada, respirando através de aparelhos, quase morta. Mas não seria ainda neste momento, nem em outras duas vezes dentro destes anos em que eu veria muito de perto a cara da morte, que a terra me cobriria. Por quê? Quando estava no cursinho, prometera a Deus que, se conseguisse chegar a ser médica, atenderia a pessoas como eu, desprovidas de dinheiro. Creio piamente que foi esta promessa que me garantiu a vida, anos mais tarde.

Meu diagnóstico é Neurocisticercose, a doença da larva da Taenia Solium na cabeça. Ao longo destes anos trago no currículo desta doença: dois comas, uma lesão cerebral que me causaria infantilidade mental (excesso de alegria), perda da memória recente por três anos, sonolência excessiva que, felizmente, foram praticamente revertidos após meses de luta. Também conto: três neurocirurgias, cadeira de rodas, muletas, dezoito internações, inúmeros atendimentos no Pronto Socorro, três anos de faculdade perdidos e discriminações em todos os níveis possíveis, imagináveis e também inimagináveis. Entretanto, costumo dizer que “Deus é pai, não é padrasto e não é racista”. Ele queria que, após tudo isso, eu terminasse um livro contando 300% de vitória sobre uma lesão cerebral e suas implicações na sociedade racista, classista e machista.

Quais são os saldos desta luta?

  1. Desde 1997 tenho meu diploma de médica, conquistado com sangue, suor e lágrimas em uma das mais conceituadas universidades deste país – a Unicamp. 
  2. Tenho meu registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). 
  3. Tenho minha sanidade mental atestada em laudo médico pelo então Chefe da Neuroclínica da Unicamp – o mesmo professor que me viu com descontrole emocional, em 1993. 
  4. Desde que me formei, cumpro minha promessa: faço trabalho médico voluntário na comunidade de Vila Brandina, em Campinas – SP. 
  5. Trabalhei como Clínica Geral, efetiva, na Prefeitura do Município de Campinas por cinco anos. Aprovada no exame médico, sem esconder minha doença. Para este cargo, concorreram 160 médicos. Apenas 65 foram aprovados. Eu sou o 30º lugar. 
  6. Em 1998 fiz minha sexta ressonância magnética do cérebro e, finalmente, constou que meu cisticerco está morrendo e este meu problema de saúde está em vias de resolução. 
  7. Trazia, por anos, muita mágoa em meu peito, em função das milhões de agressões sofridas na sociedade por ser negra, pobre, doente e querer ser médica. Quando venci tecnicamente a maior luta da minha vida, exteriormente, Deus veio e levou grande parte da mágoa embora, para que a vitória fosse, também, no principal lugar – no interior da pessoa. Isto era essencial, pois o que me colocou de pé novamente não foi o desamor dos 500, foi o AMOR da meia dúzia, principalmente dos maiores amigos da minha vida: Dr. Fabrício, aluno da minha primeira turma, que não me deixou, como a maioria das pessoas, no pior período da minha vida e o Professor Dr. Jamiro, que é um pai para mim, e atende a mesma favela que eu, há mais de 30 anos. 
  8. E, para terminar com chave de ouro, a maioria dos meus pacientes – tanto da favela quanto do posto de saúde – gostavam muito do meu atendimento, e verbalizavam isto, para me deixar mais feliz.
Este conto de fadas verídico está publicado no meu livro autobiográfico intitulado “Pérola Negra – História de um caminho”, desde 2006.

A orelha do livro foi redigida pelo escritor Rubem Alves. 

O livro termina aqui. 

Vamos agora, resumidamente, atualizar esta história. 

Eu trabalhei na rede pública de saúde do país por sete anos e fui discriminada durante todo este tempo, em função da minha história de vida e do meu modo de atuar, lento e criterioso, buscando evitar erros.

 Fui médica efetiva da Prefeitura de Campinas por cinco anos. Sofri e venci dois processos de demissão injustos e até criminosos. Exausta, fui embora de Campinas. Trabalhei no estado de Mato Grosso do Sul por três meses e, depois, consegui outro emprego no sul do Estado de São Paulo, em Taquarituba, onde ganhava muito bem. Entretanto, continuei negra e honesta, o que complica a vida de um médico no serviço público de saúde deste país. Fiquei lá por onze meses, quando perdi o emprego por uma monstruosidade, em março de 2005.

Cansada de guerra, voltei para Campinas, para a proximidade de meus amigos. Fiquei afastada pelo INSS por 2,5 anos. Voltei a dedicar-me ao trabalho médico voluntário na comunidade de V. Brandina. Lancei o livro em abril de 2006 e, desde então, tenho proferido palestras de motivação para o público em geral. Esta história foi divulgada na mídia falada, escrita e televisiva - regional, nacional e internacional. Em janeiro de 2008 fui admitida como médica de família, na rede pública de saúde de Monte Mor - SP, onde já palestrara. Trabalhei lá por quase três meses, e perdi o emprego por não suportar o peso de atender com qualidade técnica o grande volume de pacientes. Pedi mais um médico pra me ajudar, e fui dispensada, semanas depois... 

Fui convidada pelo PMDB pra ser candidata a vereadora, em Campinas, mas não tinha tempo nem dinheiro pra fazer campanha - o resultado foi um fiasco... Fiquei na medicina privada, como médica examinadora em Medicina do Trabalho, de 2008 até 2010 quando, por piora da saúde (problemas psicossomáticos sequelas desta história), precisei parar de trabalhar. 

Em 2013, abraçou nosso projeto um importante cineasta, de renome internacional. O cineasta congofrancês Balufu Bakupa-Kanyinda, com incursões profissionais na Europa, África e América do Norte (vide Google) gostou muito do nosso projeto, e iria dirigir o documentário “Pérola Negra”, cujo roteiro foi feito pela jornalista Carla Lopes. Fomos aprovados pela Lei Rouanet, em 2014, mas não logramos conseguir patrocínio em tempo hábil, e o projeto caducou...

Continuo disponível para palestrar onde for possível. Assisti às aulas de pós-graduação em Perícia Médica em 2013. Fui aprovada num concurso para ser médica Clínica Geral na cidade de Paulínia – SP e assumi este cargo em janeiro de 2014, o que está me fazendo muito feliz! Desde 2015, atuo na Geriatria da prefeitura de Paulínia, atualmente em Cuidados Paliativos.

Elaine P. Silva

7 comentários:

Gedini disse...

Dra. Elaine

Um VIVA à sua vitória! O campo de batalha 'da vida' é enfrentado pelos valentes e fortes. Discriminar, desrespeitar, desprezar é zona de conforto dos fracos, dos que ainda dormem, e o exemplo dos fortes os incomodam. E é aí que entra a lição do verdadeiro amor. Que Jesus a ilumine sempre.

Unknown disse...

Dra. Elaine, deve ser mesmo uma pessoa de grande valor. Deve ter muito a ensinar. Parabéns por não desistir. Certamente é uma pessoa admirável. Graça e paz. Que Deus a acompanhe sempre.

Unknown disse...

Drª Elaine, fiquei muito comovida com sua historia no Programa '''Hora do Faro,o qual não perco um programa.
Fiquei e fico muito feliz em vê la que não ficasse parada no tempo, chorando, em qualquer esquina.
Hoje ao ouvir sua história,nem imagina o que senti,ninguem pode perder as esperanças como voce
Viva a sua vitoria,e que seja sempre iluminada pelos anjos
Deus te abençoe sempre, todos os dia de sua vida
Parabéns e muitas felicidades, pela sua conquista
Eu moro em São Sebastião´Litoral Norte do Est. de S.Paulo
Enviada em 17/01/2016
as 18;43
Abraços / bjs

Unknown disse...

conta no face

Anônimo disse...

Linda a sua história, parabéns por sua determinação, coragem, fé, dedicação e vontade de lutar e vencer sempre e nunca desistir, Deus te abençoe com sabedoria...

Anônimo disse...

Linda a sua história, parabéns por sua determinação, coragem, fé, dedicação e vontade de lutar e vencer sempre e nunca desistir, Deus te abençoe com sabedoria...

Elaine Pereira da Silva disse...

Agradeço muito por tuas palavras tão carinhosas!!! Meu site é www.draelaine.com e, por lá, você, se quiser, poderá me mandar mensagens, ok? Grande abraço! Dra. Elaine Pérola Negra.